Curso de Embutidos, Defumados e Beneficiamento de Carne de Frango é realizado no Assentamento Chico Mendes

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 22 a 25 de novembro no Assentamento Chico Mendes o Curso de Produção de Embutidos e Defumados com Carne Suína pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso foi produzir embutidos e defumados de carne de frango, com equipamentos e utensílios adequados, prezando pela qualidade dos produtos, de acordo com as normas de saúde e segurança alimentar e as necessidades do mercado consumidor.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o curso ofereceu conhecimentos teóricos e práticos que permitirão as participantes melhorar o processo de abate, beneficiamento das aves de corte, permitindo agregação e valores e o aumento da rendas das famílias rurais.

A carga horária foi de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, aonde foram capacitados 12 mulheres moradoras do assentamento Chico Mendes e União da Vitória. O treinamento foi ministrado pela instrutor do SENAR/MT, o nutricionista André Vitaliano Ferreira Coelho.

O conteúdo programático do curso foi: Higiene e Sanitização das Instalações e Equipamentos; Normas de Segurança; Legislação Sanitária; Higienização e sanitização de equipamentos, utensílios e instalações, Lista de ingredientes, aditivos e condimentos, Desenvolvimento de técnicas de cortes e desossa, fabricação de produtos com o processo do beneficiamento da carne de frango, processo de defumação e noções de administração, comercialização e marketing. Dentre os produtos obtidos no curso destaca-se:  linguiça calabresa e toscana, nugget hambúrguer, frango desossado recheado, frango defumado, frango defumado galeto, entre outros.

No encerramento do curso, estiveram presentes o Secretário de Agricultura, a Vereadora Meire Braga o Deputado Estadual Dr. Gimenez, que destacou a importância do curso de qualificação para a geração de renda para as mulheres da Agricultura Familiar.